BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Epílogo

Com as experiências, aprendi que sempre que começamos alguma coisa, devemos fazê-las bem feitas até o final. Como todo livro, antes ou depois de contar a narrativa em si, o autor (ou alguém de sua confiança), escreve um "resumo" da história, colocando-a no contexto em que foi escrita. A isto, é chamado de prefácio, quando é escrito antes da história, ou de epílogo, quando escrito ao final.
Na minha história de amor, não escrevi um prefácio e narrei muito mais ou menos a narrativa em si. Não sei explicar porque, mas talvez a explicação mais lógica seja que eu me dediquei tanto a vivê-la que não parei para analisá-la sob forma de textos. Não sei se isso foi um erro ou um acerto, mas no momento, isso me parecia o correto a ser feito. E agora, a coisa certa não é narrá-la do começo ao fim com pitadas de ironia ou críticas, mesmo porque o que tinha que ser feito já foi feito. Pretendo escrever sobre o que me restou após o fim, então se você não quiser saber, não leia daqui para baixo.

Na verdade as mulheres desde pequenas se dedicam a encontrar príncipes que sejam adequados as suas bonecas, a fim de que tenham um final feliz. Na literatura romântica, quando a musa não pode ter o poeta, adoece e morre (literalmente de amor), porque acreditam muito na história de ter um príncipe. Mulheres desejam homens que as trate com carinho, compreensivos, e que acima de tudo estejam sempre do seu lado apoiando suas decisões, porque, no fundo, é isso que podemos dar de mais puro aos homens. Sim, toda mulher sempre quis ter um Loubortine, esmaltes holográficos da OPI e vestidos de festa, mas acima disso valorizamos o companherismo e carinho de vocês. Nós não precismos de presentes caros, uma única flor que você roube do jardim do vizinho já vai nos fazer feliz. Não queremos que vocês larguem seus amigos para passar o dia todo grudado na gente, só queremos que vocês arrumem um tempinho, rápido, entre uma coisa e outra, para nos dizer o quanto vocês nos amam. E façam com que a sua mulher se sinta a mulher mais amada do mundo todos os dias. Ame e beije com vontade, como se fosse a primeira e única vez. E se você conquistar o coração de uma mulher, lute para não decepcioná-la e conquiste novamente seu coração todos os dias. Homens, vocês sabem como fazer isso.
Talvez na nossa história tenha faltado muitas coisas; foi incompleta. Não estou dizendo que faltou amor ou até mesmo que ele tenha acabado, mas resalto que do seu lado faltou companherismo e romantismo, talvez você não tenha se preocupado em me conquistar sempre porque você sabia que o meu instinto feminino ia fazer com que eu ficasse sempre do seu lado e fosse carinhosa com as suas decisões. Talvez você não tenha se preocupado muito em pegar aqueles versos árcades que eu gosto tanto ou até mesmo de me mostrar o quanto você me amava com gestos bem menores do que um anel. Você sabe exatamente o que eu queria de você, e não era nada caro ou impossível de ser feito. Do meu lado, faltou saber como lidar, eu não sabia o que eu falava pra te fazer entender que você estava fazendo as coisas do jeito errado.
Eu achei que fosse ser para sempre, até que Deus levasse um de nós primeiro, de preferência quando já estivéssemos bem velhos. Você sabia que por mim, para isso acontecer, a gente não ia precisar trocar as alianças de dedo. Você sabia demais como fazer as coisas para me deixar feliz. Não sei até que ponto você quis fazer isso. Não queria que você lutasse mais por mim, queria que você tivesse tido a mesma audácia que eu tive de lutar por nós. Talvez mais uma vez o medo tenha te impedido. Mas nunca se esqueça de uma coisa: se temos um sonho, a vida não vai nos dar de graça e nós somos do tamanho dos nossos sonhos. E você tem que correr atrás dos seus, sem medo, só não se esqueça de estabelecer parâmetros e decidir o que é mais importante, pois os sonhos grandes nos tornarão pessoas efetivamente grandes.
Tenho certeza que tudo que aconteceu, no fim, foi o melhor a ser feito. No fundo nós dois sabíamos que as coisas já não se encaixavam tão perfeitamente como no começo. Há muito tempo você tinha deixado de ser aquela pessoa por quem eu me apaixonei. Eu tentei fazer de tudo para ser o melhor para você, mesmo com todas as suas falhas; fiz tudo o que eu podia para que cada encontro nosso te desse forças para encarar seus problemas no trabalho e na faculdade. Cheguei ao ponto de ler livros de auto ajuda para saber o que um homem quer de uma mulher! Nada disso deu certo porque você não teve coragem de entender que crises e problemas todos têm, mas que para vencê-los, precismos ser fortes e encarar de frente.
Ao fim de uma semana, me dei conta que no final da história, na vida real, a musa nunca morre se ela não fica com o poeta. Na verdade a musa sofre um pouco, de vez em quando o coração aperta, mas morrer e desistir, nunca. Nada é pra sempre, nem mesmo a dor. Chega uma hora em que a gente não vai sentir mais nada e enfim cresce com o aprendizado.
Meu instinto feminino me manda dizer que eu espero que você nunca desista de você mesmo.

Uma pequena nota por Marô Dornellas:
Se você ama alguem, demontra. Se você ama alguem, faça isso da forma mais intensa que você conseguir. Se você ama alguem, não desista. Se você ama alguém, fique forte.

PS: Deus sempre estará conosco, nunca esqueça
PS2: Tudo tem uma razão, talvez a gente não entenda agora, mas com o tempo vai fazer sentido.
PS3: escolhi esse título porque depois dos 15 as aulas de literatura se tornam a referência mais forte sobre amor.

Nenhum comentário: