BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sei que posso chamar de mestre.

Quando a gente chama alguém de mestre, é porque aquela pessoa é quem nos ensinou muito em diferentes aspectos. Além disso, usamos "mestre" ao designar alguém de alta sabedoria.

Quando penso nesse dia 15 de outubro, dia dos professores, gosto de escrever sobre aqueles que, de alguma forma, marcaram a minha vida. E o homenageado desse ano é o senhor Antonio Fernando Torres, que foi o meu orientador, há dois anos, do projeto "Câmara Jovem". "Seu Fer" - como gostamos de chamá-lo - já foi de tudo um pouco na vida: professor, radialista, vereador e assessor de imprensa, contribuindo muito para o bem da nossa cidade.
Ele foi a pessoa que me mostrou, com todos os detalhes e bem de perto, como é o mundo das leis e que fazer parte dele é incrível. Foi um professor firme e rígido, para que realmente aprendêssemos e não o decepcionássemos quando estivéssemos na frente de um grande público ou somente entre nós, nas Sessões Ordinárias. Apesar disso, nunca deixou, nem por um segundo, de ser o nosso maior e melhor amigo, sendo carinho e analisando, pacientemente, o nosso ponto de vista e, muitas vezes, nos mostrando a situação por outro viés, não permitindo que tirássemos conclusões precipitadas ou erradas: foi aí que aprendi a importância de agir com ética e prudência nesse meio.
Não consigo esquecer dois episódios que me marcaram muito na Câmara Jovem: quando, em uma reunião antes da posse, seu Fer perguntou se a gente sabia o hino e como a resposta não foi a que ele esperava, nos fez cantar várias vezes, até que estivesse perfeito para o grande dia, com todas as voltinha bem marcadas! a outra foi em uma Sessão, quando me pediu que fosse até a tribuna ler um comentário e eu disse que tinha vergonha disso, pois naquele dia haveria a presença de uma entidade na nossa Sessão; me lembro o que ele disse até hoje: "não tenha medo de está à frente e encarar o público, sei que você consegue". Com isso, sei que tem alguém que mesmo que hoje não esteja tão presente na minha vida quanto naquele tempo, torce pelo meu futuro e acredita que eu escolhi a profissão certa porque "está até no tom de voz e no jeito de andar".
Não sei se através desse texto conseguirei expressar toda a gratidão que sinto por ter tido o senhor como o meu mestre que foi quem me educou e me guia, até hoje, nesse mundo tão sedutor e perigoso que é o das leis. Obrigada por tudo "seu Fer", por todas as demostrações de carinho, por tudo que fez por mim durante e depois da Câmara Jovem e até mesmo por todos os puxões de orelha, pois eles me fizeram crescer e ampliar a minha mente sobre diversos assuntos. Obrigada por ter apoiado,  incentivado e acreditado nos meus projetos de vereadora jovem, por foi aí que eu vi que é importante nunca desistir das coisas que a gente acredita porque por mais que seja difícil e que demore, o requerimento sempre volta respondido e ratificado.Saiba que guardo com muito carinho todo o aprendizado que recebido senhor e que quando eu me tornar uma doutora, quero poder ter a sorte e o privilégio de ser alguém tão nobre e sábia assim como o senhor é.
"Seu Fer", o senhor é um exemplo de vida pra mim, nunca vou esquecer de nada porque o senhor foi um mestre que marcou a minha vida e fez com que ela tomasse um rumo decisivo, me ajudando a ver que esse, apesar de tumultuado, é o meu e o nosso mundo.

Uma pequena nota por Marô Dornellas:
1- ainda sei todas as estrofes e voltinhas do hino da cidade!
2- não tenho mais medo de subir na tribuna, mas aquele calafrio que sentimos quando estamos lá na frente, sempre permanecerá!!!


Nenhum comentário: