BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Diário de expedição: Jornada Mundial da Juventude - parte X

Estrangeiros em São José do Rio Pardo

Passei a semana da chegada da JMJ anestesiada; não conseguia absorver tudo o que estava acontecendo... era tanta coisa para contar, para ver, para matar a saudade! São José estava mais bonita e o meu coração sossegado. Eu sentia uma alegria dentro de mim que não conseguia explicar!
Mas a Jornada ainda não havia terminado para nós. No final de semana depois do Rio de Janeiro, recebemos mais dois grupos de estrangeiros italianos em nossa paróquia santuário São Roque! Antes de irmos ao Rio de Janeiro recebemos dois grupos de chilenos e espanhóis e um grupo de italianos. Como comecei meu "Diário JMJ" pela viagem, contarei, neste oportuno momento, as visitas de estrangeiros que recebemos antes e depois do Rio de Janeiro.
Domingo, 21/07/2013. Recebemos um grupo de 120 chilenos em nossa paróquia, que rezaram com os monges, tiveram almoço festivo e conheceram a cidade. Infelizmente esta foi a única visita que não pude acompanhar pois estava na Jornada Diocesana da Juventude, preparando corpo, mente e alma para a grande Jornada Mundial da Juventude.
, Quando evangelizavam, falavam com o coração, contavam a própria vida e se esforçavam para serem compreendidos, algo raro aqui, nesta cidade burguesa. Eu estava encantada!! O grande detalhe, que abrilhantou esta visita, foi conhecer o seminarista mais lindo e querido de toda a Espanha! Dani deixou saudades no coração das brasileiras, sem a menor dúvida! Nos despedimos no final do dia, com muito pesar. Os chilenos e espanhois deixaram saudade em São José!! Não posso me esquecer que o hino da JMJ 2013 foi "CHI CHI CHI, LE LE LE, VIVA CHILE"!! Por onde iam, aqui e no Rio de Janeiro, todos os chilenos cantava isso e nós fazíamos questão de engrossar o coro! Me arrepiou ouvir o hino na volta na vigília dentro do metrô do Rio de Janeiro! Viva Chile, viva Espanha!
Noite de segunda feira 22/07/2013: uma hora de depois de falarmos tchau aos chilenos e espanhóis, um grupo de 90 italianos chegou em São José! Este grupo foi recebido com uma eucaristia solene, cantada e rezada em italiano. Eram também muito animados, faziam festa com tudo! A eucaristia foi verdadeiramente estupenda! Todos os irmãos rio-pardenses reunidos para recebê-los, a casa estava cheia e linda! Nunca vou me esquecer do canto "Jesus percorria todas as cidades", meu canto preferido da JMJ, em italiano! Após a eucaristia, os italianos foram encaminhados às casas onde foram acolhidos. Aqui em casa recebemos duas moças muito lindas e educadas, a Iada e a Benedetta! Jantamos, conversamos em alguma língua que misturava inglês, português e italiano e foi extremamente divertido! Trocamos conhecimentos sobre as cidades das meninas - algum lugar em Florença (Firenzeeee!!) - e a nossa. Me lembro de ter amado a ponte de ouro na cidade da Iada! Amei ter recebido as meninas aqui em casa pois quando estive em Brasília fui muito bem recebida por uma família e queria retribuir a hospitalidade que recebi! Espero que as meninas tenham gostado da recepção pois fizemos o nosso melhor!! Espero um dia encontrá-las de novo! Pela manhã, tivemos um farto café da manhã como nunca havíamos tido aqui em casa! Rezamos laudes em italiano no mosteiro, levamos o grupo para conhecer o mosteiro, cantamos, nos divertimos muuuito, almoçamos e depois tivemos que dizer adeus! Foi muito bom recebê-los em São José e hospedá-los aqui em casa. Uma experiência de acolhida única, todos amamos!
Noite de sexta feira 02/08/2013: Jornada finda, recebemos mais dois grupos de italianos. Na noite de sexta, cerca de 50 italianos passaram por São José! Foram recebidos novamente com solene eucaristia, cantada e rezada em italiano! Fizemos um ágape (janta) festiva e o grupo foi dividido para as casas para passar a noite. Nesta vez não pudemos acolher ninguém em casa, todos queriam italianos em suas casas! O que mais me marcou nesta visita, com certeza, foram os olhos azuis cintilantes do Padre Sthéfano!Inesquecíveis! De manhã, o pessoal rezou laudes com os monges e logo depois foram embora. Rápida visita, porém muito importante à todos nós!
Tarde de domingo 04/08/2013: o último grupo de estrangeiros que recebemos em São José chegou durante à tarde em nossa Paróquia. Os italianos foram dirigidos às casas em que seriam acolhidos e à noite celebramos outra eucaristia festiva, rezada e cantada em italiano! Depois, jantar de gala. De manhã, laudes e a partida.
Na manhã de segunda feira, 05/08/2013, quando o último grupo de estrangeiros que recebemos antes e depois da JMJ foi embora, foi quando eu me dei conta de eu tinha, enfim, vivido uma Jornada Mundial da Juventude no meu país, pude acolher cerca de 400 jovens catecúmenos na minha paróquia, que pude participar de 4 das 5 acolhidas, que fiz o melhor para que estes jovens se sentissem em casa e que mostrei um Brasil lindo, porém não sem problemas, aos meus irmãos de fé do mundo todo.
Foi uma experiência realmente única viver a JMJ no meu país. Eu fui parte da galera que fez a jornada acontecer e que foi responsável por ter feito 4 milhões de jovens amarem o Brasil! Nunca vou me esquecer desta oportunidade que tiver e espero que um dia o Brasil receba novamente este maravilhoso evento e, se isto acontecer, eu, com toda certeza, farei questão de fazer parte novamente.
Dos amigos estrangeiros que fiz nesta JMJ certamente nunca me esquecerei, seja os chilenos, espanhóis e italianos que pude acolher em São José ou os que conheci no Rio de Janeiro: os paraguaios loucos, os eslováquios lindos, o canadense convencido, os indianos dançarinos e os skatistas do Rio! Cada pessoa, de outro país ou não, que conheci por intermédio da JMJ foi parte de um dos maiores acontecimentos da minha vida e sou eternamente grata por ter conhecido vocês! Espero vê-los um dia, de preferência, em Cracóvia, na Polônia.

Nenhum comentário: