BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013

Um ano, de muitas formas, marcantes. Este foi o ano da decisão, de escolher quem e o que eu seria pelo resto da minha vida. Foi um ano difícil justamente pelo fardo desta decisão que engloba vários aspectos, mas ainda assim, um ano certamente inesquecível!

2013 chegou badalado. As férias de verão foram uma das melhooores da minha vida, com certeza! Se não teve praia, viagem que costumo fazer todo verão, teve muita balada aqui pelos lados do Rio Pardo! O verão me permitiu curtir todas as festas que o resto do ano dos vestibulares não me deixou curtir. E tive companhias incríveis, que cantaram e dançaram comigo todas as músicas do começo ao fim!
Mas quando o verão acabou, o choque de realidade. Comecei meu terceiro ano do Ensino Médio com uma das melhores notícias que já recebi na vida: aprovada na UNESP como treineira, em Serviço Social em 5º lugar! Ah, a Unesp... o #projetounesp ficou sério neste dia, pois foi com grande alegria que recebi esta aprovação, desde treineira eu já queria muito a Unesp e só Deus sabe o quanto continuo querendo! Apesar de começar o terceirão aprovada em serviço social na unesp e direito na puc e na unaerp, eu já sabia que teria que ralar muito para conquistar meu objetivo: uma vaguinha em alguma faculdade em 2014 (que de preferência seja a UNESP!).
O que era apenas um anúncio de ano marcado por muitos estudos se concretizou ao longo de 2013. A rotina era cruel: aula das 7 às 13 e duas ou três vezes por semana aula à tarde, às 14 horas, o que não me permitia voltar para casa e almoçar. Porém, aprendi a almoçar na escola junto com os meus amigos e por mais que não tenhamos tido almoços muito saudáveis, nos divertimos muito todas as vezes! Além disso, quando não era aula à tarde, era prova, o que era consideravelmente muito pior. Tinha dias que eu passava mais tempo na escola do que em casa. Quando não estava na escola, estava no meu quartinho dos fundos estudando, completamente alheia ao mundo. Estudei sem parar para quase nada, das 7 às 23 horas, cansada ou não, semi dormindo ou não. Disciplina e determinação foram as palavras de ordem!
O café foi eleito meu melhor amigo em 2013! Esteve comigo todos os dias da minha vida, em doses amargas que era para eu despertar e manter-me focada nos meus estudos. Minha cafeína não me deixou desanimar, só o cheiro do café do lado da minha mesinha de estudos já me dava forças extras! Descobri um grande amor que, como todo 'amor', no começo é uma fofura e a gente tem uma ânsia enorme de querer doses grandes com medo de acabar até termos uma dor de estômago tremenda e revermos nossa postura. Minha crise de gastrite mais forte, pasmem, foi na vigília da JMJ, em que, menos de 5 meses de amores profundos, percebi que já era hora de diminuir o ritmo. Hoje eu e o café fizemos as pazes: duas xícaras por dia, no máximo, e não mais uma garrafa a cada 24 horas.
2013 também teve um quê a mais de angústia: a despedida. Se antes dizer "tchau, foi embora" a esta minúscula cidade com todos os problemas me parecia uma ideia perfeita, hoje já pondero mais este ponto de vista. Vivi muito aqui, cultivei grandes amizades, minha comunidade do caminho está aqui e sobretudo, minha família. Em algum momento deste ano, não me recordo exatamente qual, desenvolvi um amor exacerbado pela minha família, o qual nunca antes havia sentido. Minha mãe se tornou minha melhor amiga: verdadeira e realista, me deu as melhores dicas de vida que espero não esquecê-las nunca. Meu pai se tornou meu herói, sem nenhuma briga desta vez, foi o cara que conseguiu ir e voltar de uma cidade à outra em uma hora, para pegar o RG do Carlinhos e ele chegar a tempo de fazer a prova. Meus irmãos, meus queridos amores, irritantes, porém, meus queridos. Minha avó, a pessoa que mais rezou por mim neste ano; não teria sido capaz de enfrentar esta maratona de vestibulares se não fossem as fortes orações da dona Noemia, minha rainha! O dia da minha mudança sabe-se lá para onde se aproxima e por mais que eu queira demais a minha independência, vou sentir tanta falta deste amor que tive em casa neste ano! Sinto tanto por não ter curtido mais a família, por ter passado boa parte da minha adolescência reclamando e brigando com tudo.. sinto por não ter estado mais aqui dentro. Estudei muito, mas o eu verdadeiramente aprendi foi amar a família que Deus me deu, foi os valores que meus pais se empenharam tanto a me ensinar! Hoje eu sei o quanto tudo foi bom e tudo que eles fizeram foi para o meu bem, sou eternamente grata por tudo que recebi aqui dentro este ano: amor, carinho, respeito, conselhos, apoio e todos torcendo pelo meu sucesso, se não fosse a força que vocês me deram este ano, eu não teria aguentado! Amo demais vocês e vão fazer uma falta enorme na minha nova cidade!
Choros à parte, este também foi o ano da despedida do Ensino Médio! Três anos sofridos, de fortes inimizades, desavenças e intrigas. O terceirão não foi diferente: brigas, intrigas, acusações, troca de farpas o tempo todo. Acho que cada um a sua maneira sofria por um motivo, uns pelos vestibulares, outros de amor e outros de fofocas, mas cada um teve seu motivo para fazer o que fez! Acredito que tudo na vida é importante e nos ensina algo, logo, o Ensino Médio foi importante na minha vida porque me ensinou a conviver com as diferenças, de ouvir e acatar a opinião alheia mesmo que eu não concordasse com tudo o tempo todo.. e isto foi importante porque eu sei que na minha vida de advogada vou ouvir muito não, vou perder algumas causas e sempre haverá alguma área que eu não dominarei. Quando isso acontecer, vou me lembrar dos dias de DGG COC, de ouvir e ficar calada, de respeitar o outro, de aprender que "querer é fazer" e de, sobretudo, mostrar a mim mesma que sou capaz de vençer independentemente da dificuldade. Na sala de aula não fomos amigos, nos detemos a reunirmo-nos em grupos que tivessem as mesmas características pessoais e objetivos comuns. Cada um encontrou o que queria e tenho certeza que foi feliz. Sentiremos saudades! Sentiresmo da nossa turma meio diferente, da convivência, dos professores e das nossas panelinhas. Mas é, a gente se encontra numa mesa de bar, num evento da faculdade e veremos o quanto tudo valeu à pena na vida de cada um. Espero que todo o terceirão coc 2013 seja feliz, que cada um siga seu caminho e tire lições para levar para a vida muito além das nossas 300 mil matérias!
E como falar do terceirão sem falar no #paponerd? O #paponerd com certeza foi a melhor parte de todo o Ensino Médio! Como o nome do nosso grupo já diz, o nosso objetivo é "discutir as mais variada formas de conhecimento" em qualquer lugar, o tempo todo! Somos 8, felizes, nerds com muito orgulho, estranhos, diferentes e os carinhosos apelidos que você quiser nos dar. O lema do #paponerd é não se importar com o quanto digam que somos estranhos, e sim, aprender em qualquer situação. Aprendemos muito.. primeiro, a nos respeitar; segundo, sobre infinitas matérias e informações vestibulandísticas trocadas; terceiro, a rir da nossa própria desgraça; quarto, a dar um jeito de resolver os nossos próprios problemas, sejam eles de matemática ou pessoais; quinto, e não menos importante, a amar verdadeiramente e extrair o máximo de conhecimento possível dos nossos professores e não deixar nossas dúvidas passarem. Vai ser estranho, tenho certeza que a todos independente de onde estejam no próximo ano, entrar numa sala de aula e não encontrar o #paponerd todo reunido me esperando chegar, encontrar todos rindo, virar para o lado a cada mísera duvidazinha e não encontrar vocês no pátio para comer coxinhas no almoço! Já disse muitas vezes e direi-o novamente: amo o #paponerd, sinto orgulho de ser #paponerd, nunca vou me esquecer do #paponerd, vou morrer de saudade do #paponerd na faculdade, vou morrer de saudade de almoçar com o #paponerd, vou morrer de saudade de compartilhar conhecimentos com o #paponerd! Vocês sao incríveis, amigos sinceros, fofos na medida certa e muito especiais no meu coração. Espero que nunca percamos a amizade que o #paponerd e os dias difíceis de vestibulares uniram!
Não poderia deixar de ressaltar o quanto me apeguei nos amigos catecúmenos! Seja com as "gatas da comu", seja com toda a comunidade 5 que tanto amo ou com aqueles que estão longes(especialmente a Lê, de Brasília, que sempre lê o meu blog, que é uma fofa, que troca experiências de peregrinações comigo e que eu agradeço muito a Deus por ter conhecido!). É difícil para mim, também, pensar que não estarei perto dos irmãos todos os dias no próximo ano (se tudo der certo e eu finalmente for para a faculdade!). Quero muito estar em uma cidade onde tenha o Caminho, quero muito poder continuar ouvindo a palavra de Deus toda semana e espero encontrar pessoas legais e dispostas a serem meus irmãos nesta nova comunidade mas há pessoas que Deus coloca na vida da gente que simplesmente são para todo sempre! São pessoas que ficarão do teu lado independentemente do que você resolva fazer, gente que vai sempre ouvir o que você tem a dizer, que vai te dizer o que fazer quanto você estiver perdido, que vai te levar pra casa toda vez mesmo sem você pedir ou querer, gente que vai torcer pelo seu sucesso, que vai te levar para missa e depois para a balada! Gente que quando tem que ser séria sabe bem como ser, mas, que se puder, vai dar um jeito de fazer piada com tudo só para você relaxar. Eu agradeço tanto por ter pessoas assim na comu, por ter anjos que fizeram tanto por mim neste ano, que me aguentaram nas crises, ouviram toda a minha ladainha (mais longa do que aquela que canta na Páscoa!), que estiveram comigo em todo tempo, que não me deixar perder a fé e a esperança. Isso sem contar na JMJ, o quanto foram pessoas enviadas por Deus para cuidarem de mim! Sou eternamente grata por tudo que a comunidade 5 - a melhor das melhores- fez por mim neste ano! Obrigada por cada oração, cada carona, cada sorriso amigo, cada "rolê dus campeao" pra descontrair a moçada, cada conversa séria que tivemos, cada brincadeira e por cada momento que estivemos juntos! "A comunidade 5, cheia de amor e zinco" foi uma das melhores partes do meu atribulado ano, a parte que fez as coisas, sempre, ficarem melhores de alguma forma! Amo cada tripulante desta nave!
Sei que já falei muito da JMJ mas queria enfatizar mais uma vez que foi a parte mais marcante do ano! O mais aguardado, o mais sofrido e o melhor evento de toda a minha vida até agora! Como eu disse, amo ser parte da "juventude do Papa" e a JMJ foi, simplesmente, inesquecível. Obrigada por tudo, JMJ!!
Quanto aos amores, como sempre, decepcionantes. Eu espero demais que os caras me façam felizes, que me deem flores enquanto declamam poemas do Vinicíus de Moraes e que sejam tudo o que eu sonhei para mim.. mas aprendi que a vida não é assim não, que é quando tem que ser, quando for a hora certa. Aprendi, neste ano, em alguma das minhas aulas de literatura, que amor de verdade não é idealização, não é como no romantismo.. amor é um esforço de duas pessoas comprometidas em amarem o outro independente da situação. É complicado, mas existe em algum lugar. Espero achá-lo algum dia em algum lugar!
Falando em amores, não posso esquecer de mencionar que este ano foi o ano das paixões platônicas pelos meus professores. Talvez fosse apenas o medo da despedida, mas me apeguei muito à todos! Estarão sempre no meu coração! Há um que batizei-o como o melhor dentre os melhores, o meu sumo amor, a pessoa que deu razão à cada coisinha que há na vida. Que me desculpem os outros, sentirei muita saudade de todos, mas este é "o" cara, o meu cara, a pessoa que me apresentou à literatura e me fez amá-la, o cara que eu gostaria de levar comigo para a faculdade se eu pudesse!Vou morrer de saudade de ouvir o Marcinho declamar poemas, contar histórias, dar as broncas marcísticas e me fazer suspirar mais a cada aula. Obrigada por ser o meu cara em 2013, Márcio!

Em 2013 houve dias bons, dias ruins, dias que eu não me continha de felicidade e dias que eu tive vontade de jogar tudo para o ar. Houve provas difíceis, dias longos e vestibulares sofridos. Houve amor, amizade, briga, intriga, inimizade. Houve começo, houve fim. Houve saudade, muita saudade, reencontro, mais saudade e sobretudo muita espera. Espera de dias melhores. Espera de um novo encontro e de uma nova chance. Espera de ver as coisas finalmente se acertando. Espera pelo vestibular, pelo resultado, pela festinha no domingo, pela viagem.
O que é a vida senão um eterno começar e terminar? O que seria dos grandes momentos se não tivesse existido muita espera e empenho para fazer acontecer?
A vida é um ciclo em que as coisas inevitavelmente começam e terminam. Um novo ano é um novo ciclo, uma nova volta em torno do Sol! Certamente nenhum de nós seremos os mesmos pois muita coisa aconteceu neste ano! Buscaremos novas coisas, novos amores, novos sonhos para serem realizados. Tenho certeza que Deus me ajudará na minha nova busca e que ela virá na hora certa. Tenho certeza que as coisas se ajeitarão, não porque um novo ciclo começara, mas porque, quando der meia-noite, uma esperança nova renascerá no meu coração, uma chama capaz de me fazer correr atrás de cada objetivo. A chama se acenderá e devemos cultivá-la ao longo do ano, lembrar que temos que fazer tudo valer à pena e nunca desistir do que verdadeiramente queremos. O meu ano, mesmo com tantos problemas e dificuldades, valeu muito à pena! Aprendi demais e espero que o seu também tenha sido bom e te ensinado muitas coisas.
Espero que o ano novo traga muita esperança nova, que acenda novamente a chama no meu coração e que todos os 365 dias e 6 horas de 2014 nós todos possamos nos lembrar que temos o dever de fazer valer à pena e nunca desistir.
Espero que 2014 seja melhor ainda do que o ano que passou, que seja repleto de conquistas, realizações, amor, amizade e esperança.
Faça valer à pena. Não desista. Lute até o final.
Tenho certeza que vai ser incrível se você se dedicar a ser incrível!
Um beijo e um abraço bem apertado à todos! Feliz 2014!

Nenhum comentário: