BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eu ainda não consegui a dizer adeus.

Intimada por meus sentimentos intenso, ainda à flor da pele, estou aqui, num misto de tristeza, orgulho e alegria, para fazer mais um texto contando sobre minha passagem pela Câmara Jovem de São José do Rio pardo, legislatura 2009/2010, que se encerrou à poucas horas atrás. Nos meus 14 anos bem vividos, este foi um dos capítulos mais intensos, importantes e especiais de minha vida. Por tudo e por todos que conheci, vos digo que não me arrependo de nada e que sentirei imensa falta de todas as tardes de reuniões e Seções Ordinária, da convivência com os amigos vereadores e da minha saudosa cadeira azul, à direita, no corredor.
É o fim de mais um ciclo onde termino chorando. Choro por pela tristeza em que sinto de não fazer mais parte deste projeto tão abençoado ao mesmo tempo que me sinto extremamente feliz e orgulhosa de ter participado dele. Ainda com alguns projetos e requerimentos por fazer, sinto que cumpri o que prometi no dia 3/07/2009: honrar o cargo que me foi destinado: o de Vereadora Jovem. O cumprimento de tais projetos depende de outros superiores para se tornarem benefícios para população, contudo, fiz o que pude para que fosse cumpridos ou que chegassem perto disso; toda vez que caminho pela Praça da Matriz, estufo o peito e digo que fui uma das responsáveis pela colocação de lixeiras separadas, mesmo que indireta e insignificantemente, ajudei a melhorar minha cidade.
E o que um Jovem Vereador faz? Quase tudo que um Vereador eleito pelo povo - a não ser pelos projetos de lei que não podemos fazer. Fiscaliza o prefeito e os secretários, faz indicações de projetos que podem se tornar benefícios para a população (se a força maior assim quiser), cobra atitudes, entra em contato direto com a população e tenta ao máximo tentar levá-los adiante, cumprimenta instituições, empresas e órgãos públicos pelo desempenho, participa das festas municipais e por aí vai. Sempre haverão pessoas que dirão que isso é trabalho escravo e onde-já-se-viu ficar se fazendo de vereador aos 14, ainda mais de graça, pois saibam vocês, que duvidaram de nós, que estamos nessa por que gostamos e só quem está lá sabe com é de fato, algo inexplicável, inatingível, singular e que, certamente, atigimos nossos objetivos.
Sobre as amizades que fiz ao longo deste ano legislativo, saibam que foi de grande importância para mim. Levarei comigo cada amigo, cada vereador, cada sorriso, cada momento que passamos juntos, ora trabalhando sério, ora fazendo brincadeiras. A "família" que escutei no início de meus trabalhos de vereadora jovem, é sim uma profecia que se cumpre. Aos poucos, com tanta convivência, acabamos nos tornando fortes e unidos, para o que vier. Ah, sentirei tanta falta de vocês! Foi de grande importância para mim cada apoio moral, cada sorriso, cada risada, cada zoeira no plenário. Obrigada por terem confiado e acreditado em mim.
Em hipótese alguma, faria qualquer texto sobre a Câmara Jovem sem mencionar seu Fernando, coodernador, amigo e mestre da Câmara Jovem. Nós sabemos que se não fosse por ele essa Câmara Jovem não sobreviveria muito tempo, nem a Câmara Municipal. É um cara que com seus 70 e tantos anos bem vividos e cheio de história pra contar, faz tudo na Câmara, tudo mesmo, ajudando quem precisar, dando ideias e corrigindo quando preciso. Com ele, aprendi tantas coisas - bem mais que o hino de São José do Rio Pardo. Foi o principal incentivador e, na significação ideal das palavras, um mestre que mostra o caminho certo. Com alguma convivência, nós aprendemos que não devemos chegar atrasados ou faltar sem motivos altamente justificáveis, que devemos questionar e brigar por nossas ideias - sejam sensatas ou revolucionárias. Agora que não estarei mais neste meio, sinto quão privilegiados são estes novos Vereadores que estarão sob sua guarda. E quanto à mudança da lei, sim eu fiquei BRAVINHA seu Fer, porque a Câmara Jovem foi muito importante para mim e assim gostaria que fosse neste ano também, mas tudo bem, afinal outros têm que ter a mesma chance que tive e espero que eles aproveitem tão bem quanto eu. Eu gosto muito do senhor, com seus cabelos brancos com ou sem gel, com roupa solene ou de short havaiano colorido e mostrando a cueca, com ou sem a minha cadeira azul e o meu 'cargo' de Vereadora Jovem. Que Deus te dê vida longa e muita saúde, e que por muitos e muitos anos tome conta da Câmara Jovem. Obrigada por tudo, seu Fer.
Acho que falei demais. A Câmara Jovem não foi só este texto, foi muito mais, muito além do que eu consigo expressar, muito além da capacidade de entendimento de quem não viveu e nunca ouviu falar. Me deixou querendo mais, muito mais -e olha que eu já tive muito. Torço pelo sucesso desses novos vereadores, que saibam fazer bom uso disso. Sentirei saudade - infinita, aliás - mas fico feliz de ter ajudado a contar esta história; vou dizer aos meus filhos e netos quão pivilegiada fui. Daqui para frente, mesmo com o mandato expirado, continuarei lutando por melhorias e boas ações da prefeitura, praticando a cidadania que aprendi.

Uma pequena nota por Marô Dornellas:
Milhões de muito obrigada. Milhões de sentirei saudade. Milhões de momentos bons. Milhões de risadas. Milhões de pessoas e lugares inesquecíveis. Vida longa à Câmara Jovem.

Nenhum comentário: