BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Futuridade.

Alguns dias atrás precisava entrevistar uma pessoa idosa de minha cidade que tivesse bons relatos sobre sua infância e juventude; para isso não pensei duas vezes, entrevistei o meu avô. Isso é algo que nunca imaginei: contar com as histórias engraçadas de meu avô para algum trabalho da escola.
-Vô, conte-me, qual foi seu aniversário mais inesquecível?
-Ah, teve uma vez que eu ganhei um par de meias, mas o "cara" não sabia que eu não tinha sapato para usá-la! Nós só andávamos descalçoes naquela época e vivíamos com vermes nos pés.
Não aguentei e tive que rir. Apesar de minhas risadas, imagino que naquele dia, esse fato foi mais trágico do que cômico.
Além de seus aniversários, meu avô também falou sobre sua escola, amigas, família, a cidade de São José do Rio Pardo e o Brasil da época.
-Quais foram as principais mudanças ocorridas em nossa cidade?
-O que eu mais vejo de mudanças em São josé são os direitos que os idosos têm hoje. Por exemplo, hoje tem lugar exclusivo para estacionar, fila rápida no banco e nós podemos passar na frente dos mais novos nas filas. Hoje têm muita tecnologia, só que eu não sei usá-la direito, já derrubei dois celulares na água e mal sei ligar um computador. Além disso, a política e o dinheiro estão estabilizados no Brasil. Nossa, a troca do valor do dinheiro foi complicada, nós não sabíamos direito como usar e, até hoje, eu guardo as notas antigas.
Em seguida, ele me levou ao porão de sua casa, onde guarda uma imensa coleção de notas e fotos antigas da cidade. Uma verdadeira relíquia!
Após exatos 90 minutos de boas histórias e risadas, concluí que os idosos são as provas vivas do passado e que os fatos marcantes estudados por nós afetaram diretamente a vida dessas pessoas. A sociedade precisa respeitá-los mais, pois apesar da idade avançada, ainda nos ajudarão muito, porque ouvindo o passado entenderemos melhor o presente.

Uma pequena nota por Marô Dornellas:
Ganhei um concurso e passei de fase na 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil com essa redação!

Nenhum comentário: