BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O preconceito começa na escola

As primeiras formas de preconceito se manifestam primeiro na escola. Preconceito aos deficientes físicos, as inferioridade da mulher em relação ao homem, entre outros.
Esses preconceitos se manifestam também no esporte.
Aas pessoas pensam que meninos têm que praticar futebol e as meninas vôlei (isso acontece sempre). Só que muitos meninos preferem a prática do vôlei e as meninas futebol ( eu mesma prefiro e amo futsal/futebol). Entretanto, não respeitam essas opiniões. A começar pela direção da escola que apenas abre turmas de treinamento de futsal masculino ( é isso aconteceu na minha escola). Para as meninas não há nenhum esporte, somente nas aulas de educação física, mas não há como atender a todos.
Aos deficientes físicos faltam rampas,as escolas, de modo geral, estão pouco adaptadas para receberem os deficientes (a minha tem rapas, é bem preparada pra isso).
O brasileiro, apesar da mistura de etnias, anda não sabe conviver com as diferenças.
Preconceito é sinônimo de gnorância e intolerância, porque se vivemos em um país em que o mestiço prevalece, diferentemente da China, seria comum que todos se respeitassem. Mas não é o que acontece. Preconceito é burrice.
Em alguns países europeus há diferenças sociais. No Brasil, há abismo social, classes muito ricas e outras muito pobres.
Se queremos ter um país mais justo e democrático, devemos mudar nossas ações do nosso dia-a-dia. Ações que julgamos bobas, porém muito significativas.
Se quermos progredir, aceitar as diferenças seria um bom começo.

Uma pequena nota por Marô Dornellas:
Preconceito é burrice, ignorância e intolerância.

Nenhum comentário: