BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 31 de agosto de 2013

Diário de expedição: Jornada Mundial da Juventude - parte VI

"Eis que eu os envio"

Depois daquela ida ao banheiro consegui que meus cochilos durassem mais que 10 minutos. Deus havia me aquecido e me dado ânimo novo. N[os estávamos usando nossas capas de chuva; não chovia, mas disseram que isolavam do frio. Isolava pouco a bem da verdade, mas usávamos tudo que podíamos. Mas noite, enfim, terminou. Acordei com o dia amanhecendo; estava azul e aquele seria um dia lindo. Nós fixamos na grade de isolamento exatamente as 6:40 da manhã pois queríamos garantir um bom lugar para a próxima passagem do Papa Francisco que aconteceria exatamente às 10 da manhã. Os paraguaios dormiam ali e nós ficamos entre os sacos de dormir deles disputando cada pedacinho. Depois daquela noite, nada poderia dar errado.
Foram mais de três horas em pé na grade espremida por paraguaios que gritavam o tempo todo. Nesse meio de tempo conhecemos um sargento do Rio Grande do Sul que foi muito simpático com a gente e nos contou detalhes de sua profissão e explicou porque haveriam militares e voluntários fazendo cordão de isolamento naquela manhã. Confesso que não gostei do excesso de segurança pois colocaram a grade um pouco mais para trás e eu queria muito conseguir tirar uma foto nítida do Papa. Mas regras são regras e sei que os voluntários ralaram muito para que nada de errado acontecesse.
Eis que Francisco novamente veio junto de nós, pontualmente às 10 da manhã, no seu papa móvel sem vidros, na sua alegria contagiante e nos seus acenos eloquentes. Gritei muito e vi o Papa olhando e acenando novamente para mim. Me senti abençoada. Coloquei minha vida em suas mãos, para que ele intercedesse junto ao Pai pela minha vida e pelo meu futuro. Tenho certeza que ele ouviu minhas preces e está cuidando para que o melhor aconteça em minha vida. Tenho total convicção disso pois hoje tenho certeza que quando a gente pede muito e pede de verdade, com todas as nossas forças e com todo o nosso coração e tem fé que vai dar certo, não tem jeito de dar errado. Mesmo quando a gente acha que não vai aguentar, que a cruz é pesada demais e que vai morrer de fome ou de frio, Deus vem em nosso socorro e nos mostra o seu amor por nós. Ele conduz a minha vida e tenho certeza que não preciso de regente melhor. Deus me mostrou fortemente o seu amor e misericórdia por mim nessa Jornada Mundial da Juventude. É bem a velha das peregrinações: a gente sofre e vive de perrengue, mas no final Deus nos surpreende.
E olha que ainda havia muita coisa para acontecer depois da passagem do Papa.
Não consegui uma foto nítida pois estava emocionada e a cabeça de uma voluntária infelizmente era mais alta do que eu. Mas sem problemas, fotos do Papa estão espalhadas pela internet. A sensação do "estar lá" de que tanto ouvi falar antes de ir, realmente é a maior verdade. Não adianta a gente ouvir as histórias dos amigos que já foram, não adianta a gente ler tudo que puder sobre a JMJ; o que vale é estar lá e viver tudo isso, sentir na pele o sofrimento e a emoção. Não há nada que se compare ao momento de ver o Papa passando na sua frente e te abençoando e é justamente por esse momento que disse, ali mesmo no Rio de Janeiro: "estarei na próxima Jornada Mundial da Juventude".
Não chorei quando o Papa passou, gritei muito e meu coração pulsava forte. Aliás, os paraguaios que estavam atrás de mim também. Era uma festa de várias nações. Durante todo o trajeto do papa móvel se cantava "esta é a juventude do Papa!". Estou com saudades disso.
A missa de envio começou pontualmente às 10:30 da manhã e a abertura foi o flash mob - o maior da história. Nesse momento estávamos indo perto de um telão e consegui acompanhar a coreografia; eu e as meninas ensaiamos o flahs mob antes de viajarmos mas na hora eu não lembrava de quase nada. Deu para enrolar e imitar bem os que sabiam dançar direitinho; confesso que foi até engraçado e que amei ter feito parte do maior flahs mob da história! Hoje estou apaixonada na música e danço em casa. Que alegria poder ter encontrado papa Francisco!!
Conseguimos um espacinho para acompanhar um pouco da missa pelo telão e quanto mais andávamos mais bandeiras diferentes eu via. Estava tudo lindo: a praia tomada, o sol quente e o céu e o mar azuis. E ah, que lindo o mar de Copacabana!!! Sei que sou suspeita para falar porque amo praia, mas a de Copacabana é realmente tudo o que a televisão fala!! É azulzinho, limpo, calmo!!!!!! Me joguei na água de roupa e tudo, afinal de contas eu não perderia aquela oportunidade nunca!! Reclamava de saudade do mar e Deus me deu uma chance de poder vê-lo durante a JMJ!! É revigorante estar de frente ao mar.
Dali das límpidas águas de Copacabana pude ouvir em alto e bom som a homília do Papa Francisco que dizia exatamente o seguinte "Não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho, a sua fé. Não tenham medo! Quando vamos anunciar Cristo, Ele mesmo vai à nossa  frente e nos guia. Ao enviar os seus discípulos em missão, Jesus prometeu: 'Eu estou com vocês todos os dias. E não somente nos envia, mas nos acompanha, está sempre junto de nós nesta missão de amor". E aqui missão dada é missão cumprida!! Papa disse que é para não termos medo que Deus estaria conosco todos os dias de nossas vidas! Foi a palavra certa, no momento certo! Me senti muito mais tranquila ao ouvir isso pois senti, de novo, que Deus é o senhor da minha vida e que Ele a está conduzindo da melhor forma possível. Voltei da JMJ com isso na cabeça: sou enviada pelo Papa a anunciar o evangelho e não vou deixar que ele morra dentro de mim. Quero que todo mundo saiba o que eu senti e que tenha a oportunidade de ver o quanto Deus ama a cada um de nós. Ele nos ama como filhos, do jeito que somos e quer fazer uma história belíssima para todos nós, basta que deixemos, basta que sigamos os seus ensinamentos.
"E olhai que eu os envio como ovelhas entre lobos. Sedes prudentes como serpentes e simples como as pombas. Não leveis bolsas nem dinheiro, e acreditai que o reino está perto, Cristo ressuscitou e ele vem conosco, ele vem conosco!". Meu canto preferido da JMJ se cumpriu verdadeiramente.

Nenhum comentário: