BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 15 de março de 2009

Capitalismo e Socialismo - PARTE II

Ao final da 2ª Guerra Mundial (1945) o mundo passa a ser dividido em áreas de influência dos EUA (capitalista) e da União Soviética (socialista).

Inicia-se o período conhecido como Guerra Fria.

Essa guerra fria gerou durante anos muitos acordos , tratados e apoio estabelecendo um clima de competição, entre as duas superpotências. Estas que rivalizaram-se em poder militar e econômico, procurando ultrapassar um ao outro. Os Estados Unidos combatiam o avanço do socialismo. A Unido Soviética procurava dificultar a expansão americana na formação de áreas de influências, além de difundir o socialismo. A Guerra Fria foi a disputa entre ideológica entre o capitalismo e o socialismo para ver quem tinha mais áreas de influência. Nas décadas de 1950 e 1960, a Gerra fria caracterizou-se pela Corrida Espacial, quando os EUA mandou o primeiro ser humano à Lua, depois de ter mandado macacos, claro. Essa disputa ficou empatada em 3x3. Na década de 1970, a disputa passa para a Corrida Armamentista, e a Guerra Fria por pouco não se torno Guerra Quente. EUA e URSS começam a produzir armas de destruição em massa (nucleares). Na metade da década de 1980, os dois países tinham o poder para destruir a Terra 48 vezes.

Na década de 1980, o socialismo começa a apresentar sinais de desgaste. A falta de liberdade política e o não cumprimento das necessidades de bem-estar social prejudicam o socialismo.. Em 1989, o socialismo acaba no leste europeu. Em 1991 a URSS deixa de existir. Acaba a Guerra Fria. O mundo já não mais se divide entre capitalista e socialista.

No momento os Estados Unidos lidera a economia Mundial predominando assim o sistema capitalista.

Nenhum comentário: