BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Brava gente, brasileira!

A coisa que mais me orgulho no Brasil, é o povo brasileiro. Eu, que só conheço outros países por livros e sites, tenho orgulho de viver cercada de gente eufórica e acolhedora, de natureza hospitaleira, alegre e trabalhadora. Desde os tempos mais remotos registrados pela história, somos caracterizados por um povo guerreiro que corre atrás de seus interesses. Nós, o povo, que vota, que se rebela, que é essencial nos textos, filmes e piadas, somos a parte mais importante de nossa história política.
"Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles negros e índios supliciados. (...) O povo brasileiro é um povo de ,muita riqueza cultura, isso se deve basicamente a grande miscigenação ocorrida no inicio de colonização portuguesa" (Darcy Ribeiro). Também devido às imigrações do século passado, podemos ter uma diversidade cultural, tendo indígenas, africanos, italianos, português, árabes e tantos outros dentro de um único território.
Eu, patriota, além de ter muito orgulho das minhas origens rio-pardenses, fico triste ao saber que estão destruindo a própria casa, desmatando, queimando, violentando, xingando, atestando por essa atitude só, a falta de conhecimento e desrespeito à sua pátria, jogando-a à mercê das opiniões de jornais estrangeiros. Nossos governantes, sejam eles políticos ou autoridades escolares, não incentivam o pensamento de que o povo é sim importante e que nosso país é cheio de riquezas e não podemos acabar com tudo.
Meus caros, nosso Brasil é bem mais que samba, carnaval, futebol e política mal feita, somos muito maiores do que o estereótipo estrangeiro. Tenhamos orgulho e respeito, pois nossa terra mãe o merece. Cantemos nossos hinos com amor, carinho e orgulho - há muita história por traz de palavras difíceis ritmadas. Digamos que gostamos de viver aqui sim, mesmo com os problemas sérios e anda sem solução. Não somos o único lugar do mundo em que certas leis não são cumpridas; há desigualde e inconsciência popular na hora do voto, mesmo assim eu não desisto do meu Brasil, e não trocaria-o nem pela Califórnia. Acreditemos mais, lutemos mais, participemos mais; quem sabe assim cheguemos à um lugar melhor e mais justo. Imaginem o que seria de nós se Dom Pedro I não tivesse proclamado a independência... É preciso ter coragem de ser.

Nenhum comentário: