BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 30 de maio de 2010

Cátions e ânions.

Eu não gosto de química mas vejo muita semelhança entre definições químicas e seres humanos. Somos tão imprevisíveis quanto um ácido que caia em mãos erradas. Somos o composto entre o que somos e o que fazemos; entre o coração e a mente.
Alguns ácidos são muito fortes e perigosos, mesmo se estiverem diluídos em água. Nós, seres humanos, nos atrevemos demais ao ponto de querer analisar uma substância química sem o equipamento necessário. O que acontece em seguida é totalmente evitável, à menos que você não queria. Mas nem tudo está perdido, em caso de contato direto com a substância desconhecida - injestão, aspiração ou contato com a pele - é só procurar um médico, que indicará o tratamento adequado.
Algumas substâncias são neutras. Não alteram nada, mas para todos os efeitos existem.
Todas as bases têm em comum um íon negativo, preso a um íon positivo, que varia de uma base para outra. A verdade é que eu preciso de você. Mas você diz que não precisa de nada. Até parece. Eu preciso, você precisa. Todo mundo precisa de alguém.
Os sais podem ser formados em laboratórios pela reação química entre um ácido e uma base. Com o avanço tecnológico muitas coisas podem ser formadas em laboratórios, a exceção dos sentimentos. Qualquer sentimento de "faz de conta" uma hora acaba. As máscaras duram tanto até que caiam. Eu não quero que ninguém tenha os sentimentos por mim.
Cátions e ânions podem se unir, por meio de ligações iônicas ou moleculares, formando compostos. Em um composto químico, alguém têm que ceder elétrons. A vida não é perfeita; ninguém é. Todo mundo precisa de alguem. Muita hipocrisia não precisar de nada. Se tudo fosse realmente perfeito ninguém precisaria ceder elétrons para ninguém, porque todos teriam oito elétrons na última camada.
Ainda existem as misturas químicas e os vários processos para separar as substâncias. Algumas coisas estão separadas por questões de densidade, como óleo e água. Outras substâncicas só são possíveis de se separar com procedimentos avançados, como sal e água. Existem pessoas que são totalmente opostas e que não se misturam. Outras são o contrário: são difíceis de se separar. Eu sei com quem quero ser como óleo e água; eu sei com quem quero ser como sal e água.
A química muda todo dia; a vida também. A química está em constante transforação e sempre descobrindo coisas novas; humanos também.

Uma pequena nota por Marô Dornellas:
Ok. Agora vou parar de fazer comparações e voltar a estudar química.

Maio: Esperança de vida - relato PEVI , O conto do envelope branco - Parte I (em breve o desfecho), Funcionamento de corações e mentes e esse, é claro, que me surpreendeu.

Nenhum comentário: